A Era dos Deuses (MG)

Antes de começar as coisas, queríamos dizer que, na Mitologia Grega (MG), os “Mitos de Origem” ou “Mitos de Criação” são termos usados para explicar o universo, tornando-o mais compreensível, e fazendo que a origem do mundo também seja explicada. Aliás, a Teogonia, de Hesíodo, é o relato mais bem visto para o início das coisas. Aqui, vamos apresenta-lo.

Tudo se inicia com o Caos, o vazio e o escuro. Dele, surge Gaia, a Terra, e outros seres divinos, como Eros (atração amorosa), Tártaro (escuridão e primavera) e Érebo. Sem intervenção masculina, Gaia deu à luz Urano, que então a engravidou. Dessa
união, entre Gaia e Urano, nasceram primeiramente os Titãs: seis homens e seis mulheres (Oceano, Céos, Créos, Hiperião, Jápeto, Teia e Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Tétis e Cronos); e logo os Ciclopes de um olho só e os Hecatônquiros ou Centimanos (três gigantes). Mas, Urano, embora tenha gerado estas dinvidades poderosas, não as permitiu sair do interior de Gaia e elas permaneceram obedientes ao pai. Somente Cronos, o mais jovem e - com seus pensamentos tortuosos - o mais terrível dos filhos, destruiu os órgãos reprodutores de seu pai - com uma foice produzida das entranhas da mãe – e lançou seus genitais no mar, libertando, assim, todos os irmãos presos no interior da mãe. A situação final foi que Urano não procriou novamente, porém, o esperma que caiu de seus genitais cortados produziu a deusa Afrodite, saída de uma espuma da água, ao mesmo tempo que o sangue de sua ferida gerou as Ningas Melíades, as Erínias e os Gigantes, quando atingiu a terra. Portanto, sem a interferência do pai, Cronos tornou-se rei dos deuses com sua irmão e esposa Reia, como cônjuge e os outros Titãs como sua corte.

A partir de então, o mundo foi governado pela linhagem dos Titãs que formava a segunda geração divina. Aliás, foi durante o reinado de Cronos que a humanidade (recém-nascida) viveu a sua "Idade de Ouro".

Bom, Cronos casou com a sua irmã Réia, que lhe deu seis filhos (os Crónidas): três mulheres, Héstia, Deméter e Hera e três rapazes, Hades, Poseidon e Zeus.
Como tinha medo de ser destronado, Cronos engolia os filhos ao nascerem. Comeu todos exceto Zeus, que Réia conseguiu salvar enganando Cronos - enrolando uma pedra em um pano, a qual ele engoliu sem perceber a troca.
Quando Zeus cresceu, resolveu vingar-se de seu pai, solicitando para esse efeito o apoio de Métis (a Prudência) filha do Titã Oceano. Ela ofereceu a Cronos uma poção mágica, que o fez vomitar os filhos que tinha devorado.
Então, Zeus se tornou senhor do céu e a divindade suprema da terceira geração de deuses da Mitologia Grega ao banir os tios Titãs para o Tártaro afastou o pai do trono e prendeu-o com correntes no mundo subterrâneo, onde foi encontrado, após dez anos de luta encarniçada, pelos seus irmãos, os Titãs, que tinham pensado poder reconquistar o poder de Zeus e dos deuses do Olímpo.

PS¹: Temos uma (esperamos) boa notícia! Toda semana, aqui no blog, terá uma postagem sobre alguma coisa da Mitologia Grega, certo?
PS²: Ah, importante avisar que não tem dia marcado para a postagem. Pode vim em uma sexta-feira e na próxima semana o post aparecer por aqui na quarta-feira, ou vice-versa. Ah, tanto faz.
PS³: Para fazer essa postagem tivemos uma grande colaboração da Wikipédia.

Leia Mais...