O confucionismo é a formação das idéias política, social e religiosa do pensador chinês Confúcio. O principio básico do confucionismo é conhecido pelos chineses como ensinamentos dos sábios e define a busca de um caminho superior como forma de viver bem e em equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu. As idéias de Confúcio sobre como as pessoas devem se comportar e conduzir sua espiritualidade se unem aos cultos religiosos mais antigos da China, que incluem centenas de imortais, considerados deuses. O Confucionismo foi a fonte oficial na China durante quase dois mil anos, do século II até o início do século XX.
No Confucionismo não existe um deus criador do mundo, nem uma igreja organizada ou sacerdotes, e sua base da felicidade dos seres humanos é a família e uma sociedade harmônica.
Confúcio ensina que o ser humano deve cultuar seus antepassados mortos, de forma a imortalizar o mesmo respeito e amor que tem por seus pais vivos. De acordo com a sua fonte, o ser humano é composto de quatro dimensões: o eu, a natureza, a comunidade e o céu. As cinco virtudes essências do ser humano são amar o próximo, ser justo, se comportar adequadamente, se conscientizar da vontade do céu, cultivar a sabedoria e a sinceridade desinteressadas. O único pecado do Confucionismo é desobedecer à regra da piedade.
Confucionismo
às 19:01:00 Documentado por Equipe Click
Sobre:
Confúcio,
Confucionismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário